De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Retirada de invasores em terra indígena Kayapó deve levar mais um mês

03/08/2006

Autor: Pedro Biondi

Fonte: Radiobrás



Ourilândia do Norte (PA) - A operação iniciada ontem (2) para combater a grilagem de terras, a extração ilegal de madeira e o garimpo na Terra Indígena Kayapó, no sudeste do Pará, só deve terminar em trinta dias. A previsão é do delegado da Polícia Federal Delfino de Castro Neto, chefe da operação.

Funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional do Índio (Funai), ajudam nas buscas. “Vamos avançar mata adentro para chegar aos demais focos de invasão. Precisaremos de mais um mês pra concluir a operação”, disse o delegado, em entrevista à Agência Brasil.

Seis pessoas já foram encontradas na terra indígena. Detidas, elas acabaram liberadas após depoimento. A Funai estima que o número de invasores chegue a 50. “Nós identificamos os nomes de alguns responsáveis, tanto os compradores como os vendedores”, contou o chefe da operação.

A presença dos invasores na Terra Indígena Kayapó foi identificada há cerca de um ano, após denúncia dos índios. A confirmação veio a partir de sobrevôo pela área e com o uso de imagens de satélite. Foram constados 19 focos de desmatamento. A terra indígena possui cerca de 3,3 milhões de hectares – cada hectare corresponde a um campo de futebol.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.