De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

URI investiga a língua guarani

17/04/2002

Fonte: Correio do Povo-Porto Alegre-RS



As crianças indígenas também serão alvo do estudo


Alunos do curso de Letras da Universidade Regional Integrada (URI), de Santo Ângelo, desenvolvem, desde o início do mês, projeto de análise do código lingüístico e do tipo de família dos índios da raça Mbyá Guarani, que vivem na reserva Inhacapetum em São Miguel das Missões.

Conforme a professora Dinalva Alves de Souza, o objetivo é investigar o código lingüístico da Mbyá Guarani, observando o emprego das categorias gramaticais.

A tribo Mbyá Guarani conta atualmente com oito famílias que vivem na aldeia e que serão objeto de análise durante o estudo que está sendo feito pelo curso de Letras da URI. A coleta de dados para o estudo está sendo feita através de gravações. Serão entrevistadas 24 pessoas, sendo 16 adultas (8 do sexo masculino e 8 feminino) e 8 crianças.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.