De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Bloqueio da MS-156: procurador se reúne com índios

07/03/2007

Autor: Helio de Freitas

Fonte: Campo Grande News



O procurador do Trabalho Luciano Zanguetin Michelão está reunido em Dourados com líderes dos trabalhadores rurais indígenas que desde o início da manhã desta quarta-feira bloqueiam a MS-156, entre os municípios de Dourados e Itaporã. Os índios querem que o MPT (Ministério Público do Trabalho) faça uma revisão nos contratos com as usinas de álcool e açúcar que contratam trabalhadores indígenas para corte de cana.

Os guaranis-caiuás e terenas de Dourados alegam que o tempo máximo de duração dos contratos permitido pelo MPT é de 70 dias. Eles querem ampliação desse prazo para evitar que os trabalhadores fiquem por muito tempo desempregados. Valderi Guimarães, um dos líderes do movimento, disse que os índios também querem direito a férias, 13º salário e seguro-desemprego.

Pelo menos 300 trabalhadores rurais indígenas estão bloqueando a MS-156. O bloqueio está montado trevo de acesso às aldeias Jaguapiru e Bororó.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.