De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Aldeia registra sete casos de malária

30/03/2007

Autor: INFORMAÇÕES DE FABIULA WURMEISTER

Fonte: O Povo On-line



Aldeia registra sete casos de malária
Pelo menos sete índios (duas crianças e cinco adultos) da aldeia Santa Rosa do Ocoy, em São Miguel do Iguaçu, no Extremo-Oeste do estado, estão com malária. O primeiro caso foi registrado há duas semanas depois do contato de uma família da aldeia com índios da região de Puerto Iguazú, na Argentina, vizinha a Foz do Iguaçu, onde outros 40 casos de malária já foram registrados neste ano.

Depois de passar uma temporada na aldeia argentina, um bebê foi o primeiro a apresentar os sintomas e a desenvolver a doença transmitida pela fêmea do mosquito da espécie Anopheles. A malária é típica de regiões tropicais e subtropicais, de clima úmido e quente, como onde as tribos da fronteira estão instaladas. Entre os dias 14 e 19 deste mês, mais seis índios num raio de 300 metros da casa da criança contraíram a doença.

A fim de evitar a proliferação, técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Secretaria Municipal de Saúde e agentes indígenas de saúde fizeram um trabalho de conscientização, distribuíram remédios aos doentes, promoveram a separação dos doentes e providenciaram a borrifação de veneno para acabar com os focos do mosquito, comuns à beira de lagos e rios. Segundo a diretora de Saúde do município, Maria Elisabete Borba, se não houver a confirmação de mais casos até sexta-feira, estará eliminado qualquer risco de epidemia na tribo Avá-Guarani.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.