De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

PF investiga venda de crianças indígenas no MS

07/05/2002

Fonte: Estado de Minas-Belo Horizonte-MG e Agência Folha-São Paulo-SP



A pedido da Funai (Fundação Nacional do Índio), a Polícia Federal deve abrir nos próximos dias um inquérito para investigar um suposto esquema de compra de crianças indígenas na Reserva de Dourados (220 km de Campo Grande). Na área, de apenas 3.500 hectares, vivem cerca de 9.600 índios, a maioria caiovás. Na semana passada, uma equipe de reportagem do ´Programa do Ratinho´´, do SBT, ´comprou´´ uma criança de 11 meses da própria mãe por R$ 250. Em seguida, a reportagem devolveu a criança à mãe. A matéria foi ao ar na quarta-feira. Na sexta, a Funai enviou a procuradora Ana Maria de Carvalho para acompanhar o caso.

Nesta segunda-feira, em sua primeira visita à reserva, ela ouviu o relato de uma mulher cuja filha teria vendido uma criança de seis meses. A mãe da criança, que teria entre 18 e 19 anos, não foi localizada. Ana Maria, no entanto, acredita que o esquema não atingiria apenas crianças indígenas.

No mês passado, a polícia descobriu em Dourados a venda de um recém-nascido em 12 parcelas de R$ 180. Duas mulheres foram presas em flagrante.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source