De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Escolas vão conhecer história dos Suruís

09/05/2007

Fonte: Folha de Rondônia



Com a proposta de preservar e divulgar a cultura dos povos indígenas de Rondônia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), distribuirá às unidades de ensino da rede estadual cerca 400 fitas de vídeos sobre os costumes da etnia Suruí. Trata-se do documentário "Mapimaí", que conta o mito da origem do povo Suruí/Paiter, narrando ainda um ritual de transferência de conhecimento tradicional dos índios mais antigos aos mais jovens da aldeia. O material foi produzido pela organização não governamental Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia (Rio Terra).

Conforme o secretário da Educação, Edinaldo Lustoza, a distribuição visa preservar a identidade dos povos indígenas, bem como, garantir o respeito às tradições e costumes das etnias que habitam em Rondônia. Segundo um dos representantes da Rio Terra, Alexis Bastos, em 2004, durante a realização do projeto de valorização cultural na comunidade indígena, optou-se por promover a festa do Mapimaí, que não era feita há quase 15 anos, como forma de transferência dos conhecimentos dos mais antigos para os jovens. A festa e trabalhos do projeto de valorização cultural foram registrados no vídeo, que garantiu aos produtores o Prêmio Nacional Cultura Indígena "Ângelo Creta" do Ministério da Cultura.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.