De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
Estratégias de educação escolar indígenas foram definidas
19/07/2007
Fonte: Aquidauana News
O governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), secretarias Municipais de Educação e lideranças indígenas definiram, nesta semana, estratégias de desenvolvimento da educação escolar indígena na região sul e pantanal de Mato Grosso do Sul.
Dentre os compromissos firmados estão a construção, reforma e ampliação das escolas indígenas, a formação inicial e continuada de professores indígenas, a produção de materiais didáticos diferenciados e específicos e estudos para a implantação do ensino médio integrado para as comunidades em Mato Grosso do Sul.
Para firmar estes compromissos, estiveram reunidos no dia 17, em Dourados, e no dia 18, em Aquidauana, a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, o representante do MEC, Kleber Gesteira e Matos, secretários municipais e lideranças indígenas.
Durante o encontro, foi estabelecido um Termo de Compromisso Interinstitucional entre o Ministério da Educação e as escolas indígenas, visando garantir a qualidade da educação básica oferecida nas áreas indígenas. O governo do Estado está oferecendo um curso de formação de professores indígenas para os povos do Pantanal e para os Guarani-Kaiowá, totalizando 171 alunos.
Participaram dos encontros secretários municipais de educação de 26 municípios, lideranças indígenas de seis etnias, do sul e da região do pantanal, representantes de universidades, a coordenadora de Políticas para a Diversidade, Rosely Gayoso, o gerente da Educação Escolar Indígena do Estado, Alfredo Anastácio Neto e o assessor político do Governo Paulo César dos Reis.
Dentre os compromissos firmados estão a construção, reforma e ampliação das escolas indígenas, a formação inicial e continuada de professores indígenas, a produção de materiais didáticos diferenciados e específicos e estudos para a implantação do ensino médio integrado para as comunidades em Mato Grosso do Sul.
Para firmar estes compromissos, estiveram reunidos no dia 17, em Dourados, e no dia 18, em Aquidauana, a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, o representante do MEC, Kleber Gesteira e Matos, secretários municipais e lideranças indígenas.
Durante o encontro, foi estabelecido um Termo de Compromisso Interinstitucional entre o Ministério da Educação e as escolas indígenas, visando garantir a qualidade da educação básica oferecida nas áreas indígenas. O governo do Estado está oferecendo um curso de formação de professores indígenas para os povos do Pantanal e para os Guarani-Kaiowá, totalizando 171 alunos.
Participaram dos encontros secretários municipais de educação de 26 municípios, lideranças indígenas de seis etnias, do sul e da região do pantanal, representantes de universidades, a coordenadora de Políticas para a Diversidade, Rosely Gayoso, o gerente da Educação Escolar Indígena do Estado, Alfredo Anastácio Neto e o assessor político do Governo Paulo César dos Reis.
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.