De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Estudo verificará remanescentes de etnia extinta

08/04/2002

Fonte: Site da Funai



A Justiça Federal contratou um estudo antropológico para determinar se grupo indígena que está habitando o interior do Parque Nacional do Divisor, no Acre, é remanescente da etnia Naua, extinta há mais de 70 anos. A antropóloga contratada, Delvair Montaigner, está no Acre desde ontem (07), quando iniciou contato com o grupo. Para acompanhar o estudo da antropóloga, a Funai designou como perita assistente a advogada Silvia Kafury.

O estudo antropológico deverá ser concluído dentro de 20 dias, mas há evidências de que o grupo encontrado no Parque Nacional do Divisor mantém viva a memória da etnia extinta, bem como costumes e a língua, que pertence ao mesmo tronco lingüístico doa Naua. Calcula-se que os Naua desapareceram na década de 30, depois de vitimados por consecutivos massacres de seringueiros que dominavam o Rio Juruá
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.