De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Justiça decide proteção para terra indígena invadida por garimpeiros

13/05/2002

Fonte: Site da Funai



A Justiça Federal concedeu liminar de defesa preventiva para as terras indígenas da etnia Munduruku, no município de Novo Progresso, no Pará. Cerca de 300 invasores ocupam a área habitada pelos índios e reivindicam o direito de posse. O Ministério Público Federal e a Funai provaram que o Ministério da Justiça já declarou portaria reconhecendo as terras indígenas que pertencem à União. O juiz juiz Nelson Loureiro dos Santos reconheceu o direito dos Munduruku e concedeu o recurso jurídico em favor do Ministério Público para evitar a ocupação das terras pertencentes aos índígenas.

De acordo com entendimentos do Ministério Público, que levantou o nome dos líderes da invasão e apresentou a relação à Justiça Federal, os invasores, muitos deles garimpeiros, deverão ser transferidos para um assentamento do Incra, no município de Santarém, no oeste do Pará.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.