De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Projeto causa danos ambientais

29/05/2007

Autor: Vania Machado

Fonte: JORNAL DO TOCANTINS



Índios Karajá da Ilha do Bananal estão preocupados com o projeto de agricultura irrigada implantado pela Fazenda Dois Rios que estaria causando danos ao meio ambiente, alagando as aldeias no período de chuvas e secando os rios Formoso e Javaé no período de seca.

O problema foi parar na Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, que realizou ontem uma audiência pública no auditório da Justiça Federal, em Palmas. "Eles ligam um rio a outro por meio de uma vala de 30 metros de largura e 15 quilometros de comprimento. Nas chuvas, a aldeia alaga e ficamos sem ter para onde ir e na seca fica inavegável", disse o líder Karajá, Manoel Malahani, ao expor a situação.

Malahani entregou nas mãos do procurador da República Adrian Ziemba um DVD com imagens do local impactado. O procurador afirmou que o Ministério Público Federal no Tocantins (MPF) vai buscar a anulação da licença expedida pelo Naturatins. Já o superintendente do Ibama no Tocantins, Décio Fetti, adiantou que ainda esta semana o órgão fará uma visita ao local. "Vamos ver se as condicionantes impostas para a implantação estão sendo cumpridas. Caso contrário, a obra será embargada e multada em até R$ 50 milhões", disse.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.