De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Partido Verde tem índio Suruí como pré-candidato a deputado estadual

04/06/2002

Fonte: Site da Funai



O índio da etnia Suruí, Almir Suruí, 28 anos, morador da Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal (RO), é pré-candidato a deputado estadual pelo Partido Verde. Ele surpreende pelo conhecimento das questões sociais que atingem a população do estado. Entre as suas propostas está a defesa de um estudo prévio e a legalização das atividades de exploração dos recursos naturais. "Quero lutar não somente pelos indígenas, mas também por todas minorias que sofrem as injustiças dos poderosos - índios, brancos, ou negros. Serei um deputado de Rondônia, e não somente dos índios", diz.

Almir possui um currículo de grande participação nos movimentos indígenas. Foi coordenador geral da Coordenação da União das Nações e Povos Indígenas de Rondônia - CUNPIR, por 12 anos; conselheiro da Coordenação das Organizações da Amazônia Brasileira - COIAB; e vice-coordenador da Organização Metarelar (lugar de preparo para o trabalho na língua Suruí).

Além disso é fundador e primeiro presidente do diretório municipal do Partido Verde em Cacoal e responsável pelo diagnóstico ambiental da terra indígena Suruí, usado pelo Ministério do Meio Ambiente. O diagnóstico propõe o aproveitamento dos recursos naturais de forma sustentada beneficiando a comunidade indígena e a população do entorno.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.