De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Casa do Índio é inaugurada hoje

22/10/2007

Fonte: Folha de Boa Vista




O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte, inaugura hoje a reforma e ampliação da Casa do Índio de Roraima (Casai/RR), às 9h. Esta é a primeira vez que Forte vem a Roraima.

Segundo o coordenador da Funasa, Ramiro Teixeira, serão inaugurados o Centro de Nutrição e Dietética, Lavanderia Industrial Hospitalar, sete enfermarias de redes (seguindo a cultura das comunidades indígenas), uma enfermaria especial para acamados, uma enfermaria de emergência e uma enfermaria pediátrica, totalizando uma oferta de 350 leitos.

As novas instalações atenderão às várias etnias de Roraima, do Amazonas e das fronteiras da Guiana e da Venezuela, tais como: Macuxi, Sanauna, Xiriana, Xirixana, Wai-Wai, Sapará, Taurepang, Wapixana, Ingaricó, Maiogong, Patamona e Yanomami.

Ramiro Teixeira informou que uma grande manifestação cultural indígena foi preparada para recepcionar o presidente e marcar a festa de inauguração da ampliação e melhoramento no atendimento à saúde indígena. Haverá apresentação da dança do Parixara, cerimônia da purificação e pajelanças, além de apresentações de grupos de forró formados pelos indígenas das comunidades atendidas pela Funasa.

"Toda essa programação festiva está sendo organizada pelos próprios líderes das comunidades indígenas e de acordo com a crença e ritual de cada etnia", disse Teixeira.

O coordenador afirmou que com as novas instalações a Casai de Roraima se torna referência no atendimento à saúde dos povos indígenas no Brasil. Ele lembrou que em visita à Casai no início deste mês, a coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, não poupou elogios à Casai e disse que era a melhor e mais moderna unidade de saúde do Brasil para a prestação e atendimento à saúde dos povos indígenas.

As novas instalações e a aquisição de equipamentos modernos foram resultados de uma parceria da Funasa com o Vigisus que custou cerca R$ 3 milhões.

Unidade hospitalar funciona há trinta anos

A Casa de Saúde do Índio de Roraima (Casai/RR) foi criada em 1976, como unidade de prestação de serviços aos indígenas que eram encaminhados das aldeias, sob a responsabilidade de Funai (Fundação Nacional do Índio).

Só em 1999 é que a Casai foi legalmente passada à Funasa, através do decreto nº 3.159/99. Durante o processo de transição, foram muitas dificuldades, mas hoje a Casai é uma referência para o Brasil em atendimento e prestação de saúde dos povos indígenas.

Dados estatísticos da Casai apontam que são atendidos, por mês, em média 350 indígenas tanto do Estado de Roraima, quanto do Amazonas e das fronteiras da Guiana e da Venezuela.

Distribuída em uma área construída de 4.820 metros quadrados, atualmente a Casai é considerada referência nacional no atendimento à saúde da população indígena e conta hoje com ambulatório, laboratório de análises clínicas, centro de atendimento à saúde da mulher, centro de atendimento à saúde bucal, centro de terapia ocupacional e educação em saúde, e enfermarias simples e uma enfermaria especial de isolamento.

Além de possuir uma gestão administrativa voltada para satisfação de usuários, a Casai possui um quadro de 183 profissionais distribuídos em quatro plantões distintos, prestando serviço médico nas especialidades de clínica geral, cirurgia geral, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, patologia clínica, pediatria e pneumologia.

Além disso, o serviço de enfermagem tem assistência 24 horas. O local tem laboratório e oferece serviço de atenção à saúde bucal; nutrição e dietética; serviço de assistência social; atendimento farmacêutico; serviço de educação em saúde e terapia ocupacional e serviço de apoio nas unidades de saúde do SUS.

Conta ainda com os programas de vigilância epidemiológica, imunização, pré-natal e outros exames específicos. Além de um projeto de horta comunitária em ambiente hospitalar, em parceira com a Universidade Federal de Roraima (UFRR).
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.