De Povos Indígenas no Brasil

News

Índios da Terra Indígena Parque do Tumucumaque, no Amapá, preparam mapa cultural

14/06/2002

Fonte: Site da Funai



Os índios Tirió, Wayana, Apalai, Kaxuyana, que habitam as 33 aldeias situadas no interior da Terra Indígena Parque do Tumucumaque, estão participando da preparação do mapa cultural que identificará os locais e plantas utilizados pelas etnias indígenas. O mapa é resultado da parceria entre a Funai, a Associação dos Povos Indígenas do Tumucumaque - APITU e a organização não governamental americana The Amazon Conservation Team. Além dos recursos necessários, a ong americana está contratando dois cartógrafos brasileiros para acompanharem os trabalhos de pesquisa e o lingüista Sérgio Meira que já trabalha com os índios Tirió e domina sua língua.

Para iniciar o levantamento para o Mapa Cultural da Terra Indígena Parque Tumucumaque, que segundo pesquisadores é a área que menos sofreu impactos pela presença humana em todo o mundo, os indígenas receberam treinamento para agir como pesquisadores. Os chefes dos postos indígenas da Funai (PINS) estão participando da preparação do mapa e fizeram o treinamento. Agora, os índios se preparam para iniciar a visita de barco em todas as 33 aldeias e pesquisar os nomes, locais sagrados, áreas de pesca e de caça, uso da terra e plantas nativas. O lingüista Meira participará de todo a preparação do mapa, pois os índios falam muito pouco o português. Dada a proximidade com o Suriname, os índios dominam melhor o holandês do que o português.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source