De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Caminhoneiros e índios terenas bloqueiam estrada

06/07/2002

Autor: NELSON FRANCISCO

Fonte: Estado de S. Paulo-São Paulo-SP



Motoristas se revoltaram com a ação dos índios em MT e também protestaram


O bloqueio de três rodovias em Mato Grosso isolou a região Norte do País na tarde de ontem. Índios terenas e caminhoneiros interditaram as BRs 163, 364 e 242 em Rondonópolis, sul de MT. Os caminhoneiros mantiveram duas equipe de TV como reféns por mais de duas horas em protesto à ação dos índios que interditaram, pela segunda vez nesta semana, a BR-163. Revoltados, eles tomaram atitude semelhante interrompendo o tráfego de veículos que dão acesso a Goiás e às Regiões Sudeste e Sul do País. De acordo com a Polícia Rodoviária, cerca de oito mil carros estão parados no engarrafamento ou nos postos de combustível devido ao bloqueio dos índios.

Até o começo da noite era tenso o clima entre índios e caminhoneiros. O Sindicato Patronal das Empresas Transportadoras de Cargas de Mato Grosso (Sindmt) calcula que nos dois dias de bloqueio da BR-163 que liga Rondonópolis a Campo Grande o prejuízo é incalculável e muitos caminhoneiros estão correndo risco de perder toda a carga, principalmente quem transporta alimentos perecíveis.

A maioria das empresas assumiu compromisso de entrega junto ao cliente e agora por causa do bloqueio não terá condições para entregar as mercadorias dentro do prazo previsto em contrato, o quer pode aumentar ainda mais o prejuízo das transportadoras.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.