De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

PM ameaçada pelos índios em José Boiteux

09/01/2008

Fonte: Brigada Verde



Rio do Sul - A Policia Militar teve que suspender ontem pela manhã a operação para interceptar os caminhões carregados com madeiras extraídas ilegalmente pelos índios da Reserva Duque de Caxias.
De acordo com o comandante do 13º Batalhão com sede em Rio do Sul, Adelino Senen Cardoso, quando a guarnição parou o primeiro caminhão, próximo ao centro de José Boiteux, região do Alto Vale do Itajaí, o motorista se evadiu do local. Passados algum tempo, outro caminhão, desta vez transportando índios veio para dar apoio, armados com foices, pedaços de pau e enxadas, ameaçando os policiais.
O tenente-coronel disse que a cada dia que passa a situação está se tornando cada vez pior. Os índios alegam que a área onde estão fazendo corte de pinus e eucalipto pertence a União, com o proprietário sendo indenizado na época da construção da Barragem Norte. A versão é contestada pelos agricultores. Em reunião realizada na segunda-feira, em Ibirama, ficou acertado que a PM iria reprimir a saída da madeira, com o bloqueio das estradas. Mas quando o primeiro caminhão foi interceptado por pouco não houve o confronto. Os policiais militares inclusive efetuaram disparos para o alto porque alguns índios ameaçavam investir contra eles.
O comandante do batalhão pediu urgência para que a Polícia Federal intervenha no sentido de evitar possível conflito. É que os índios teriam feito ameaças de invadir o centro da cidade de José Boiteux.
Uma nova reunião entre representantes da Ministério Público Federal, Fundação Nacional do índio (Funai), lideranças indígenas, agricultores e governo do Estado, está agendada para sexta-feira em Ibirama.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.