De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

Índios comemoram Dia Internacional das Comunidades Indígenas

12/08/2002

Fonte: Site da Funai



Índios Kariri e Xocó do estado de Alagoas tiveram mais motivos para festejar, no último sábado (10) o Dia Internacional das Comunidades Indígenas. Com roupas típicas e corpos tingidos para a festa, eles exibiram toda a sua diversidade cultural e preservação de seus costumes, atualmente beneficiados com ações da Sessão de Operações do Distrito Sanitário Especial Indígena Alagoas/Sergipe. Houve uma sensível melhora nos níveis de saúde de indígenas atendidos. "Desde que o programa foi iniciado pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde) não se registrou um caso de óbito por falta de vacinação. Já foram vacinados 9.694 deles, por equipes compostas de médicos, enfermeiros, odontólogos, auxiliares de enfermagem e agentes indígenas de saúde. Protegendo-os de doenças imunopreveníveis, como rubéola, varicela, tuberculose, poliomielite, sarampo, tétano, difteria e influenza (gripe), realizamos exames periódicos de saúde e acompanhamento em gestantes", comemora Nara Lúcia Calaça de Medeiros, enfermeira que chefia o programa.

Nara Lúcia recentemente participou de um encontro para avaliar ações de imunização realizadas pelos DSEIS (Distritos Sanitários Especiais Indígenas), que estão presentes no Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo e Alagoas.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.