De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Indígenas recebem formação

25/08/2002

Fonte: A Crítica-Manaus-AM



Professores indígenas ticuna, que trabalham da 1ª a 8ª série do ensino fundamental no Amazonas, participam desde 16 de julho do Programa Parâmetros em Ação de Educação Escolar Indígena. Nos Estados do Pará, Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina a formação continuada acontece, em datas diferentes, entre 22 de julho e 2 de agosto. São 499 professores e 89 coordenadores fazendo formação em cursos que têm duração entre 33 e 40 horas.

Organizado num conjunto de 12 módulos, o programa é uma proposta de formação continuada objetivando o desenvolvimento de quatro competências profissionais: leitura e escrita, trabalho compartilhado, administração da própria formação, e reflexão sobre a prática pedagógica que visam ao ensino e à aprendizagem nas escolas indígenas.

Em Benjamin Constant, no Amazonas, 250 professores ticuna e 50 coordenadores começaram a formação continuada em 16 de julho. O curso se estende até o dia 26; de 22 a 26 de julho, 19 professores e sete coordenadores fazem o curso em Altamira (PA); de 29 de julho a 2 de agosto, 40 professores participam de curso em Santarém (PA); de 24 a 27 de julho, 67 professores e 12 coordenadores fazem curso em Laguna (SC); de 29 de julho a 2 de agosto, 123 professores e 20 coordenadores fazem o curso em Amambaí (MS).

O programa está estruturado em 12 módulos que serão desenvolvidos em 265 horas. O primeiro é "Para começo de conversa: fundamentos gerais da educação escolar indígena" (23 horas); "Currículo e intencionalidade: o que ensinar e para que ensinar" (10 horas); "Línguas: ouvir, falar, ler, escrever... para quê? como? (24 horas)"; "A matemática nas escolas indígenas" (28 horas); "Cotidiano e história: hoje e ontem" (30 horas); "A geografia" (29 horas); "As ciências naturais" (27 horas); "As artes" (24 horas); "As escolas indígenas e a educação física" (22 horas); "Elaborando o currículo da escola" (19 horas); "Aprendizagem na escola (12 horas) e "Currículo, planejamento e atividades" (17 horas).
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.