De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

MPF participa de ato na USP contra revisão da demarcação da Reserva Raposa Serra do Sol

16/05/2008

Autor: Teofilo Tostes Daniel

Fonte: Notícias do MPF



Ato será na próxima segunda-feira, 19 de maio.

Será realizado na Faculdade de Direito da USP um ato contra a revisão da demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, com a presença de professores, alunos, procuradores do Ministério Público Federal (MPF), representantes indígenas, entre outros agentes que lutam pelo reconhecimento dos direitos indígenas.

O ato é organizado pelo grupo "Terra Tomada - Grupo de Estudos em Direito Indigenista", um coletivo de extensão universitária em direito indigenista, que começou a se organizar na Faculdade de Direito da USP. Afirmando-se interdisciplinar e com o intuito de iniciar um trabalho de assessoria jurídica junto aos povos indígenas, o grupo foi atropelado por um fato político: a revisão judicial da demarcação da reserva Raposa Serra do Sol.

Segundo o grupo que organiza o ato, é um retrocesso rever judicialmente uma terra já demarcada e homologada, e os danos não são nem mensuráveis: abre-se um vácuo judicial pelo precedente da Raposa, que é uma brecha para que sejam questionadas todas as demarcações já existentes e as que virão a existir. Portanto, está sendo organizado um evento que contraponha o consenso formado na faculdade e na mídia da necessidade da revisão dos territórios indígenas, cuja definição jurídica surge justamente dos autos do julgamento da Raposa Serra do Sol.

Veja abaixo a programação do ato.
"Ato contra a revisão da terra indígena Raposa Serra do Sol - Viva até o último índio"
- Representante indígena de Roraima
- Prof Paulo Santilli (Unesp, Funai)
- Prof. Dalmo de Abreu Dallari (USP)
- Deborah Duprat (subprocuradora-geral da República)
- Dr. Paulo Machado Guimarães (Conselho Indigenista Missionário)
Dia: 19 de maio de 2008 a partir 19h.
Local: Sala dos Estudantes da Faculdade de Direito da USP - Lgo São Francisco, 45.

Manhã - 10h no Pátio
*Demandas dos Grupos Indígenas de São Paulo
- Ministério Público Federal
- Procuradoria Advocacia Geral da União-Funai
- Representantes Indígenas (Guarani, Pankararu, Pankararé, Potiguara, Fulni-ô, Xukuru)

Tarde - 16h30 na Sala dos Estudantes
*Etnicidade e Territorialidade: o direito e as terras indígenas
- Maria Inês Ladeira (antropóloga, Centro de Trabalho Indigenista)
- Vanessa Caldeira (antropóloga, Núcleo de Estudos de Etnologia e Meio Ambiente-PUC, Casa de Saúde Indígena)
- Jorge Bruno Souza (antropólogo, analista pericial em antropologia do MPF)
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.