De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Justiça de Rondônia pede esclarecimentos sobre mudanças em Jirau

28/05/2008

Fonte: Canal Energia



MPE de Rondônia poderá entar com ação civil pública pedindo anulação do leilão e realização de estudos para concessão de novo licenciamento

Os Ministérios Públicos Estadual e Federal de Rondônia encaminharam nesta terça-feira, 27 de maio, à Agência Nacional de Energia Elétrica e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, pedido de esclarecimento sobre as mudanças realizadas pelo consórcio vencedor do leilão da hidrelétrica de Jirau (RO, 3.300 MW), no Rio Madeira.

O MPE informou que poderá entar com ação civil pública pedindo a anulação do resultado do leilão e a realização de estudos para a concessão de novo licenciamento ambiental para a obra. O consórcio Energia Sustentável do Brasil (Enersus) anunciou mudanças no projeto inicial da usina, como a realocação da barragem em 9,2 quilômetros abaixo do ponto original.

O Ibama informou que ainda não foi notificado oficialmente das mudanças e que a alteração na localização do empreendimento é uma ação inédita para o órgão. Em reunião nesta terça-feira, 27, representantes do Enersus se comprometeram a apresentar, dentro de 60 a 90 dias, à Aneel, o novo projeto com as mudanças que serão analisadas pelo instituto.

Licenciamento - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, pediu nesta terça-feira, 27 de maio, rapidez e serenidade na concessão de licenças ambientais para obras de infra-estrutura. Lobão contou que agendará uma reunião com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e que acredita em maior agilidade nos processos de licenciamento. As informações são da Agência Brasil.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.