De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Xavantes mostram canto e dança

25/09/2002

Fonte: Correio do Povo-Porto Alegre-RS



Índios xavantes da reserva de Pimentel Barbosa, no Mato Grosso do Sul, visitarão o Rio Grande do Sul pela primeira vez, a fim de demonstrar sua cultura. O grupo, composto por 28 indígenas, divulgará os costumes xavantes por meio do canto e da dança em apresentação que será realizada na próxima segunda-feira, no auditório Dante Barone, da Assembléia Legislativa, na Capital. O ingresso é um quilo de alimento não-perecível, que será doado a uma comunidade indígena gaúcha.
Durante a estada do grupo no RS, acontecerá o lançamento de um memorial vivo dos povos indígenas, criando um espaço onde o índio possa manifestar sua cultura, seus costumes e seus hábitos. O memorial deve ser feito numa reserva do Estado. No dia 11 do próximo mês, os xavantes, juntamente com indígenas gaúchos, farão uma 'festa na floresta', na sede da AABB, apresentando à comunidade seus cantos e danças.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.