De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios e brancos fazem as pazes no assentamento Cachimbeiro graças atuação do núcleo de assessoramento jurídico da AGU no maranhão.

08/07/2008

Fonte: Badauê Online - www.badaueonline.com.br



O Núcleo de Assessoramento Jurídico da Advocacia-Geral da União (NAJ/AGU) no estado do Maranhão, acredita que está consolidado o clima de harmonia entre as comunidades indígenas e trabalhadores rurais do Projeto de Assentamento Cachimbeiro, no município de Barra do Corda. Lá, vivem cerca de 80 famílias de brancos e representantes de nações indígenas, que até recentemente viviam em clima de animosidade.

As informações são do coordenador do NAJ/AGU no Maranhão, Bolívar Marques Vieira. Ele lembrou que o clima de discórdia que dividia as comunidades de índios e brancos está superado. "O comportamento deles é hoje harmonioso. Os índios e os trabalhadores rurais dos povoados Nova Brejo, Vila Real e Canabrava, que compõem o Assentamento Cachimbeiro, estão vivendo em harmonia".

Em abril de 2008, Bolivar participou da reunião com representantes das comunidades indígenas e o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Benedito Terceiro. "O que resultou de positivo dessa reunião foi o clima de harmonia entre as partes. Não há mais conflito, os índios receberam a garantia de que não terão suas terras desapropriadas", declarou.

Bolívar disse ainda que as comunidades indígenas estão satisfeitas com a ação do Estado no PA Cachimbeiro. "Está todo mundo trabalhando, produzindo e a presença do Estado no assentamento hoje é uma realidade: existem serviços de saneamento como o asfalto de ruas e a construção de escola. Falta apenas a Fundação Nacional do Índio ( FUNAI) concluir o estudo antropológico e o levantamento fundiário da área", concluiu. O NAJ é uma unidade da Consultoria-Geral da União (CGU), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.