De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Nova turma com 100 indígenas inicia em projeto de formação

09/07/2008

Fonte: Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br




Autoridades e integrantes do projeto Tami’kan estiveram reunidos ontem no Palácio da Cultura, em uma aula inaugural para receber a terceira turma do programa. O projeto é executado pelo Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr) em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

"Só através da educação que podemos mudar a situação política e econômica. Não é desvalorizando os outros feitos, mas o apoio dado à educação é o mais importante de todos", disse o governador Anchieta Júnior (PSDB), prometendo dar continuidade ao projeto iniciado no governo de Ottomar Pinto.

O objetivo é contribuir para que se efetive o projeto de autonomia dos povos indígenas do Estado, com formação ao Magistério específico e diferenciado, que possa gerar educadores e gestores indígenas capacitados, na elaboração e acompanhamento do projeto de vida de suas comunidades.

O projeto vem sendo realizado desde 2006 e é destinado a 300 professores indígenas que são indicados pelas próprias comunidades para se capacitarem. Os cursistas são preparados em todas as áreas de conhecimento, inclusive, a partir desse ano, no programa Pró-info, onde também serão capacitados na área de informática.

Os profissionais atenderão a demanda de aproximadamente 11 mil alunos matriculados nas escolas indígenas do ensinos Infantil e Médio, número este que cresce a cada ano, aumentando a necessidade de formar e habilitar professores em nível Magistério e, consequentemente, ao nível superior.

"O programa qualifica todos nós para podermos multiplicar esse conhecimento em nossa comunidade. Temos muitos objetivos e essa capacitação é uma conquista dentro da educação indígena. Temos agora uma educação diferenciada e poderemos aplicá-la para nosso povo", disse Aldino Alves, cursista e representante dos estudantes.

O curso tem carga horária total de 390 horas e funciona de forma presencial e semipresencial. Atende aos professores indígenas em formação das etnias Yanomami, Macuxi, Wapixana, Wai-Wai, Ingaricó, Taurepang, Y’ekuana e Sapará de várias regiões do Estado.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.