De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Jovens mataram índio no DF

19/07/2008

Fonte: OESP, Metrópole, p. C4



Jovens mataram índio no DF

Em 20 de abril de 1997, o índio pataxó Galdino Jesus dos Santos, de 44 anos, foi queimado vivo por um adolescente e quatro jovens de classe média em Brasília, enquanto dormia em um ponto de ônibus. Morreu no dia seguinte. Na época, os jovens declararam achar que a vítima "era um mendigo".

Em 2001, os maiores foram condenados a 14 anos de prisão. Menos de um ano depois, conseguiram autorização judicial que permitia estudar e trabalhar. Em 2003, o benefício foi cancelado, após três dos envolvidos terem sido flagrados passeando, namorando e bebendo cerveja, sem passar por revista na volta ao presídio. Em agosto de 2004, conseguiram liberdade condicional. Hoje estão livres, mas não podem sair do Distrito Federal.

OESP, 19/07/2008, Metrópole, p. C4
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.