De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Formação digital vai permitir o uso de novas tecnologias

29/07/2008

Fonte: O Debate - www.odebate.com.br



Cerca de 300 professores indígenas do Acre estão sendo capacitados para utilizar novas tecnologias em sala de aula.

Na grade curricular do curso para formação de magistério indígena foi acrescentada a disciplina introdução à educação digital, do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), do Ministério da Educação . Com 40 horas/aula, o curso permite maior interação dos índios com a internet e com o material didático multimídia. O projeto, chamado Tamî'kan (sete estrelas na língua Macuxi), faz referência aos sete povos participantes: Yanomami, Macuxi, Wapixana, Wai-Wai, Ingaricó, Taurepang, Y’ekuana - e recentemente foi acrescido da etnia Sapará. Com o objetivo de oferecer curso de magistério para formar os futuros professores que atuarão nas comunidades, o Tamî'kan começou em dezembro de 2006. Os indígenas participantes foram escolhidos por suas comunidades.

O curso tem duração de quatro anos e foi dividido em duas etapas: a primeira na capital de Roraima, no período das férias, e a segunda nas comunidades indígenas de cada aluno. O objetivo é formar professores e multiplicadores em cada comunidade participante. A disciplina introdução à educação digital é presencial, com quatro horas diárias de aula nos laboratórios de informática do Núcleo de Tecnologia Educacional Canarinho e das Escolas Estaduais Gonçalves Dias, Maria David Andreazza e Major Alcides, todas em Boa Vista (RR). O núcleo responsável pelo projeto é o Departamento Indígena da Secretaria de Educação do Estado junto com o Centro Estadual de Formação Roraima (CEFRR).

Este ano, com a inclusão de informática básica, o curso foi dividido em três turmas. A conclusão da primeira, com 100 alunos, será nesta sexta-feira, 25. A segunda turma, também com 100 alunos, iniciará o curso em 6 de agosto e a terceira, com 80 alunos, começará no dia 3 de fevereiro de 2009. Meta - O programa integra um conjunto de ações do ministério em torno da inclusão digital de escolas, educadores e alunos. Além de instalar computadores nas instituições de ensino, o MEC está atuando para capacitar professores e oferecer conteúdos educacionais. A meta para 2010, por exemplo, é que todas as escolas urbanas tenham laboratórios de informática e estejam conectadas à internet.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.