De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Governo quer participar da demarcação de áreas indígenas

30/07/2008

Autor: Lucineia Ramos

Fonte: Notícias MS - www.noticias.ms.gov.br




Campo Grande (MS) - O governador André Puccinelli disse hoje (30) em entrevista a jornalistas, que pretende ir a Brasília discutir com o governo federal a questão da desapropriação de áreas para demarcação de terras indígenas porque o Estado pode perder milhares de reais em áreas produtivas de 26 municípios, se estas forem repassadas aos índios.

A sugestão do Executivo é que a demarcação de terras possa ocorrer em terras menos nobres, uma vez que as áreas que estão colocadas como possiveis de demarcação, se forem tomadas de seus proprietários, pode vir a comprometer a economia do Estado. "Existem outras áreas que podem ser distribuídas aos índios," afirmou.

Segundo André, em Mato Grosso do Sul a Fundação Nacional do Índio (Funai) não tem dado a assistência devida aos índios. Quem dá cestas básicas e assistência social é o Executivo estadual. "O Estado também está construindo casas nas aldeias para melhorar a qualidade de vida da população indígena. Como a Funai quer determinar a forma de demarcação e desapropriação sem um diálogo com o Estado?" indagou.

Outra sugestão dada por Puccinelli é o desmembramento de grandes áreas indígenas como as terras dos Kadwéu que têm 580 mil hectares. Para o governador parte desse total poderia ser doado para os guaranis.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.