De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Magistério Indígena Tamî´kan e Núcleo Insikiran realizam 5ª Sexta Cultural

01/08/2008

Fonte: Secretária de Educação, Cultura e Desporto - Governo de RR- www.educacao.rr.gov.br




O Magistério Indígena Tamî´kan e o Núcleo Insikiran de Licenciatura Intercultural realizaram durante toda manhã de hoje (01), na Casa Paulo VI, em Boa Vista (RR), a 5ª edição da Sexta Cultural.

O tema do evento é valorizando as Culturas Indígenas e o objetivo é apresentar a diversidade cultural dos povos indígenas por meio do intercâmbio entre as duas entidades.

professora Edite da Silva Andrade, coordenadora do curso, que pertence ao povo Macuxi, explica que o evento é destinado a interação dos profissionais, alunos e técnicos dos programas, revelando a pluralidade cultural do Estado de Roraima.

No evento são feitas apresentações pedagógicas culturais, danças, competições e outras gincanas culturais. Participaram desta edição da Sexta Cultural representantes dos povos Macuxi, Wapichana, Taurepang, Ianomami, Sapará, Wai Wai, Ingaricó, Ye’kuana.

Formação

O Magistério Indígena - Projeto Tamî´kan é uma iniciativa do Centro de Formação dos Profissionais em Educação de Roraima do Governo do Estado. Destina-se a formação de professores para atuarem no ensino médio do Estado e está na terceira etapa. "Estamos formando professores para trabalharem da 1ª a 4ª séries e contamos com a assistência de 300 cursistas", explica a professora Edite, do Tamî´kan.

O Núcleo Insikiran, por sua vez, foi implantado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). É responsável pelo curso de formação para indígenas em nível de graduação, desenvolvendo e articulando com lideranças, professores, comunidades e organizações indígenas e a sociedade em geral a formação de professores indígenas. Tem na coordenação geral, o professor Marcos Braga.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.