De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Zoneamento tem como marca o "diálogo" entre os segmentos sociais

07/08/2008

Fonte: O Documento - www.odocumento.com.br



A abertura do seminário sobre o Zoneamento Sócio-Econômico Ecológico ocorrido nesta quinta-feira (07/08) em Paranatinga reuniu representantes de entidades indígenas, ONGs, setor produtivo e político. Todos estes segmentos se mostraram amplamente abertos ao diálogo e na busca pela promoção do desenvolvimento sustentado de Mato Grosso.

O presidente do Instituto Indígena Maiwu de Estudo e Pesquisa de Mato Grosso, Lucas Rurio, da etnia Xavante, disse que o momento é propício para a exposição de propostas dos representantes indígenas, mas buscando sempre "interagir com outras opiniões diferentes". Segundo ele, é uma oportunidade única para conversar, sugerir e trocar experiências, principalmente, com os setores da produção rural.

"Esta é uma oportunidade ímpar. Não estamos aqui para brigar com ninguém. Estamos aqui para somar e abertos a ouvir os projetos de outros segmentos sociais", alegou o presidente da comissão de Meio Ambiente da Federação Mato-grossense da Agricultura (Famato), Ricardo Arioli Silva. Ele admite a preocupação de que o zoneamento possa engessar a produção em algumas regiões do Estado, mas afirma que os agricultores têm buscado o desenvolvimento sustentado. "Vamos apresentar projetos técnicos e não apaixonados nestes seminários", alertou.

O secretário de Agricultura de Paranatinga, Marcelo Fernandes, afirmou que o município se sente orgulhoso com os debates sobre o zoneamento. "As propostas que saírem daqui serão importantes para o nosso planejamento, já que a cidade está passando por uma transição econômica partindo da pecuária para a produção de grãos".

A coordenadora da ONG TNC Mato Grosso, Gina Valmórbida, fez questão de parabenizar a Assembléia Legislativa por conclamar ao debate sobre o zoneamento os diversos segmentos sociais. "Isso é um amadurecimento", explicou Valmórbida.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.