De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios participam da V Bienal Internacional do Livro no Ceará

14/10/2002

Autor: (Carmen Lustosa)

Fonte: Site da Funai



Pela segunda vez a Bienal Internacional do Livro, realizada em Fortaleza (CE), reservou um estande à população indígena. As etnias Tremembé, Tapeba, Jenipapo-Canindé, Pitaguari, Tabajara, Potiguara e Calabassa expuseram produtos artesanais e promoveram diversas atividades culturais durante os dez dias de Bienal, realizada entre os dias 4 e 13 de outubro.

Crianças e adultos visitantes tiveram oportunidade de aprender mais sobre a cultura indígena em oficinas, mesas redondas, vídeos e debates oferecidos no Centro de Convenções Edson Queiroz, local onde aconteceu o evento. Na ocasião, também foi passado um abaixo-assinado pedindo demarcação de terras e reconhecimento oficial de todas as etnias do estado. Danças e pintura corporal contribuíram para sensibilizar o público em relação à questão indígena.

No estande dos índios, um painel pintado por duas Tremembé ilustrava a vida no mangue. A obra, elaborada a partir de nove pigmentos retirados do barro, traz os animais, as plantas e a dança do Torém, tudo o que faz parte do universo simbólico do povo Tremembé. Mais dois painéis informavam sobre os nomes das etnias existentes no Ceará e a frase "Um mangue novo para a resistência de um povo".

Os indígenas contaram com apoio do Núcleo da Funai de Caucaia, da Secretaria de Educação do Ceará e da Missão Tremembé.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.