De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

"Povos Indígenas", todas as cores de uma raça

18/10/2002

Fonte: Diário de Cuiabá-Cuiabá-MT



Mais de 90 telas, que retratam índios de diferentes idades das aldeias Xavante, Umutina e Caiapós, estão na mostra "Povos Indígenas" que a artista plástica Deuseni Félix está apresentando no 7º Congresso de Ginecologia


Uma exposição especial para o 7º Congresso Brasileiro de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência, produzida pela artista plástica Deuseni Félix divulgou a arte dos povos indígenas de Mato Grosso. A artista produziu mais de 90 telas, sendo que 53 delas retratam os rostos de índios e índias de diferentes idades, das aldeias Xavante, Umutina e Caiapós. O trabalho começou há dois anos específico para o evento na área médica, voltada para a questão da infância e da adolescência.

Uma das técnicas usadas na pintura das telas é o uso do urucum, material comum entre os índios para adornar corpo e, principalmente, o rosto. A artista explica que para produzir cada tela, foi até as aldeias, onde passou vários dias fotografando e filmando a rotina dos índios. Desse material coletado, ela selecionou aqueles que compõem a exposição denominada "Povos Indígenas".

Deuseni Félix começou com o trabalho de exposição indígena em 1999, quando realizou o lançamento da primeira performance, que contou com a participação do cacique Raoni. Ela contou ainda com o apoio da amiga Darlene Dalcauni, da aldeia Bacairí, para conquistar a amizade e a confiança dos índios.

A idéia de pintar em telas os povos indígenas surgiu quando seus filhos a envolveram em uma pesquisa escolar sobre as etnias existentes em Mato Grosso, foi aí, que ela descobriu a escassez de informações a respeito. A partir desse momento, Deuseni Félix passou a pesquisar a vida dos índios, seus estilos de adornos e ornamentações, criou então, uma biblioteca indígena particular, por se envolver profundamente nesse trabalho de pesquisa, acabou se apaixonando pelos povos indígenas, quando decidiu representá-los em telas, as quais percorrem o mundo todo.

As obras de artes com motivos indígenas, é uma das formas que a artista encontrou para dar continuidade à cultura indígena que está acabando, alerta Deuseni Félix. Segundo ela, a convivência com os índios acabou criando um intercâmbio onde a troca de conhecimento vem expandindo as ações para a preservação da cultura indígena.

O envolvimento com os índios foi além das telas. A artista vem desenvolvendo outros trabalhos com os índios Umutina da cidade de Barra do Bugres, onde 28 índios são preparados para a apresentação de uma peça teatral e para a gravação de um CD. Além de tudo isso, Deuseni aprendeu com os amigos índios a praticar arco e flecha, conquistando o título de vice-campeã brasileira nessa modalidade esportiva.

Em 2004 a artista juntamente com um grupo de índios estará participando das olimpíadas de arco e flecha e uma exposição envolvendo quatro (4) etnias do Estado.

A exposição "Povos Indígenas" encerra hoje, dia 19, no saguão do Centro de Eventos Pantanal, onde ocorrem as palestras do congresso. O evento é patrocinado pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e Sociedade Mato-grossense de Ginecologia e Obstetrícia (SOMAGO).
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source