De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Famasul vai entrar com ação contra Funai em Miranda

29/09/2008

Autor: Ângela Kempfer

Fonte: Campo Grande News - www.campogrande.news.com.br



A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária) anunciou hoje que vai entrar com ação na Justiça contra a Funai para suspender os estudos para demarcações de terras em três propriedades da região.

O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Ademar Silva Júnior, durante manifestação de produtores nesta segunda-feira, que reuniu representantes de 17 municípios em Miranda.

A intenção é aproveitar sentença favorável a recurso do advogado Newley Amarilla, que conseguiu barrar as ações da Funai na Fazenda Vazante.

O desafio agora é conseguir a mesma decisão à fazenda Petrópolis e Caiman, com base no que os produtores consideram "discrepância" entre as áreas demarcadas reivindicadas pela FUNAI e os laudos antropológicos.

Por meio de assessoria de imprensa, a Famasul apresentou números que seriam da Funai sobre a região. "A aldeia Buriti, que em 2001, contabilizava 1.875 índios, quer aumentar sua área de 2.090 hectares para 17.294.

Já a aldeia Cachoeirinha, com 3.500 índios, quer sair de 2.648 hectares para 37.122, e a Aldeia Taunay quer ampliar o 6.461 hectares de reserva para 23.719. A aldeia tinha em 2001, 3.800 habitantes", relata a Federação.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.