De Povos Indígenas no Brasil

News

Madeira Energia vai tentar antecipar cronograma de Santo Antônio para início de 2012

17/10/2008

Autor: Alexandre Canazio

Fonte: Canal Energia - www.canalenergia.com.br



Empresa está preocupada com a possibilidade de adiamento do leilão e descasamento entre usina e linhas

A Madeira Energia tem como meta antecipar o cronograma de início da operação da hidrelétrica de Santo Antônio (RO-3.150,4 MW). A empresa trabalha com a possibilidade de entrada das primeiras unidades geradoras no início de 2012, em vez de maio daquele ano, conforme o cronograma atual. A informação foi dada com exclusividade à Agência CanalEnergia pelo diretor de Comercialização e Regulatório da Mesa, João Carlos de Abreu Guimarães.

"Essa é uma meta do grupo, que ainda não está oficializada", ressaltou o executivo, sem no entanto falar em uma data exata. Atualmente, a Mesa está na fase de montagem do canteiro, construção das ensecadeiras e de vias de acesso ao site da obra. Com essas medidas, de acordo com Guimarães, vai ser possível tocar as obras durante o período de cheia do rio Madeira, que começa em dezembro e se estende até junho.

Linha de transmissão - A Mesa está acompanhando com apreensão a possibilidade de adiamento do leilão das linhas de transmissão do complexo do rio Madeira, que inclui a usina de Jirau (3.300 MW). "É preocupante porque já estamos antecipando a entrada em operação. Esperamos que entre no tempo hábil para os testes e em operação na data prevista", afirmou Guimarães em entrevista nesta quinta-feira, 16 de outubro.

O executivo lembrou que as usinas do Madeira são estratégicas para a segurança energética do país, com impacto no preço de liquidação de diferenças. O possível adiamento do leilão depende da Agência Nacional de Energia Elétrica que está analisando, internamente, o edital do leilão. Há possibilidade de uma nova apreciação pela diretoria da Aneel do documento, que está sendo estudada e deve ser definida ainda hoje.

Segundo Edvaldo Santana, diretor da Aneel, se isso for decidido, o edital estará na pauta da reunião da diretoria da próxima terça-feira, 21. "Se for adiado, estará na pauta. Se não estiver, não será", resumiu o diretor ao ser questionado pela reportagem da Agência CanalEnergia sobre o assunto.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source