De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios saem do norte de MG para cortar cana na região

31/08/2008

Autor: Veridiana Ribeiro

Fonte: Pastoral do Imigrante - www.pastoraldomigrante.com.br



Em greve, 3 deles foram presos ontem após confronto com a PM em Pontal

Rosária Rodrigues da Silva, 25, e o marido dela, Júlio Marcos da Silva, 28, viviam até sete meses atrás em uma aldeia indígena no município de São João das Missões, no norte de Minas, divisa com a Bahia.

Pertencentes à tribo Xacriabá, eles se mudaram para Pontal depois que Silva conseguiu trabalho como cortador de cana-de-açúcar na usina Bela Vista. Embora eles estejam na região pela primeira vez, Silva estima que outros cem índios da mesma tribo também trabalham em Pontal como bóias-frias na região.

"O governo federal, o Lula, dá assistência lá, com cesta básica, mas só que para a gente viver, se no dia de amanhã precisarmos de algum dinheiro, de algum recurso melhor, não dá. Aqui até que enfim encontramos. Mas é um massacre", disse o bóia-fria indígena.

Ontem, depois de participar de uma manifestação de grevistas no centro de Pontal, Silva acabou preso acusado de invadir a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais local. Junto com ele, também foram detidos outros dois índios da mesma tribo, José Alípio Guimarães, 32, e Sidnei Pereira das Neves, 22.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Funai (Fundação Nacional do Índio), mas ninguém havia comentado a prisão dos trabalhadores até as 19h de ontem. Os três trabalhadores foram os únicos detidos ontem, depois de um confronto entre trabalhadores rurais em greve e a Tropa de Choque da Polícia Militar. Outras seis pessoas ficaram feridas.
No segundo confronto em três dias _no sábado a Tropa de Choque conteve uma manifestação de trabalhadores da usina Albertina, no distrito de Cruz das Posses, em Sertãozinho, a PM aumentou o efetivo em Pontal e no distrito.

Em Pontal, todos os policiais da cidade foram destacados para acompanhar os cerca de 150 grevistas que ficaram na praça, após a saída de 60 ônibus com trabalhadores, escoltados. A PM enviou reforço da Tropa de Choque das cidades de Sertãozinho e Jaboticabal.

Ontem, em Cruz das Posses, 16 carros de polícia com 50 homens, metade deles da Tropa de Choque, observavam 40 grevistas _não houve o confronto. No sábado, a operação tinha cerca de 25 policiais, segundo o comandante da operação no local, capitão Luiz Fernandes da Costa. Os grevistas dizem que eram 40 policiais.

Nas duas cidades, a PM cumpria mandado judicial, por ordem da Justiça do Trabalho de Sertãozinho, para garantir a ida às lavouras de cana-de-açúcar dos trabalhadores rurais que não aderiram à greve.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.