De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funasa inicia plano emergencial

05/12/2008

Fonte: BV News - www.bvnews.com.br



A equipe técnica do Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste (Dsei Leste) da Coordenação Regional da Funasa em Roraima (Core/RR) entrou em área nesta quarta-feira, 04, para iniciar o Plano Emergencial de Imunização nas comunidades indígenas do Leste de Roraima.

São 21 profissionais de saúde, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, técnicos de logísticas e assistentes administrativos que compõem as 11 equipes técnicas que darão cobertura vacinal nos 34 pólos-base. A meta é atender os 35.795 indígenas que vivem nas 294 comunidades das etnias Macuxi, Wapixana, Taurepang, Ingaricó, Patamona e Wai-wai. A campanha vai até o dia 30 deste mês.

A campanha dará ênfase a vacinação contra a rubéola, mas a equipe da Funasa aproveitará para atualizar o esquema vacinal dos indígenas, entre elas as vacinas de Influenza, BCG e Tríplice Viral.
Para isso os coordenadores técnicos do Dsei Leste definiram uma programação de equipes estabelecidas em média de dez dias em cada pólo-base dos municípios na busca ativas nas comunidades indígenas da área.

Serão estabelecidas equipes nos pólos-base: Caraparú (Uiramutã), Jatapuzinho (Caroebe), Barro, Pedreira, Roça, Canta Galo e Boqueirão (Pacaraima), Matiri e Constantino (Normandia), Serra do Truarú (Boa Vista) e Jacamim (Bonfim).

O coordenador Marcelo Lopes informou que o Plano Emergencial de Imunização acontece devido a paralisação da execução da campanha vacinal pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR), conveniada responsável pela ação, dentre as outras que a conveniada deve cumprir.

"As etapas de vacinação não ocorreram devido ás equipes multidisciplinares estarem com salários atrasados", disse. "Com isso a Funasa assume a campanha e está vacinando todos os indígenas do Distrito Leste como estabelecido no programa desta coordenação", afirmou.

Marcelo Lopes informou que o atraso dos salários do CIR decorre da suspensão temporária nos recursos da Funasa para a conveniada em virtude de ter ficado inadimplente com o órgão por razão da instauração de Tomada de Contas Especial em seus convênios a pedido da CGU (Controladoria Geral da União) e inconsistências detectadas pelo Departamento de Saúde Indígena (Desai) da presidência da Funasa com relação a prestação de contas da parcela anterior do convenio com o CIR.

"Tão logo esteja tudo sanado, a Funasa está pronta para repassar os recursos da conveniada e assim o CIR possa pagar os salários dos funcionários e continuar a prestar assistência a saúde indígena como pactuado no convênio", ressaltou. "Enquanto isso não ocorre, a Funasa desempenha seu papel em dar continuidade na assistência a saúde dos povos indígenas", complementou.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.