De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Os Guarani Kaiowá fecham estrada em protesto contra precariedade de escola no MS

19/05/2009

Fonte: Cimi - http://www.cimi.org.br



Estudantes da escola estadual de ensino médio Yvy Poty (flor da terra), da aldeia Teykue, no município de Caarapó, no Mato Grosso do Sul, fecharam na manhã de hoje, 19 de maio, a BR 282, entre as cidades de Caarapó e Lagunas. Outras indígenas da comunidade também participam da manifestação contra o abandono e precariedade da educação escolar indígena.

Pais de estudantes e administradores do colégio já fizeram diversas denúncias sobre a situação da escola. Entre outros problemas, por fala de funcionários, os alunos precisam fazer a merenda escolar e a limpeza do prédio, perdendo horas de aulas.

Os Guarani Kaiowá exigem a presença de representantes do Ministério Público Federal para entregarem um documento com as reivindicações. Segundo Valdinei Mendoza, diretor da escola, 300 alunos estão sendo prejudicados em função do abandono por parte da Secretaria de Educação do Governo de Mato Grosso do Sul. Ele disse que várias promessas não foram cumpridas e que a escola está em precárias condições, o que ameaça a continuidade das atividades escolares do ano.

Vivem na comunidade Teykue cerca de 5.200 pessoas. A Yvy Poty é a única escola de ensino médio da aldeia e há turnos de aula de manhã, à tarde e à noite.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.