De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

MDS, Funai e parceiros estudam mudança de critérios para distribuição de alimentos

01/06/2009

Fonte: Home Page da Funai - http://www.funai.gov.br/




Lideranças indígenas das etnias Guarani, Kaingang, Xetá e Xokleng estiveram em Curitiba/PR, nos dias 28 e 29 de maio, para participar da Oficina Regional Sul da Ação de Distribuição de Alimentos a Grupos Regionais Específicos, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento social e Combate à Fome (MDS). O objetivo do evento é avaliar a Ação sob o ponto de vista dos beneficiários, a fim de subsidiar propostas de aprimoramento do plano de distribuição de alimentos, além de discutir os critérios de prestação de contas das cestas alimentares entregues, a metodologia de distribuição e os critérios de seleção dos atendidos no programa.

O representante da Funai, Roberto Cunha, explica que é possível criar critérios de seleção diferenciados, de acordo com as especificidades locais, para uso pelas Administrações Executivas Regionais da Funai. "A perspectiva da Funai é de melhorar a distribuição, reavaliar os critérios para que essa ação possa chegar de forma mais eficaz a quem realmente necessita, excluindo questões políticas, questões locais, e atendendo a quem está em situação de vulnerabilidade", relata Cunha.

De acordo com dados do MDS, a Ação de Distribuição de Alimentos atendeu, em 2008, 45,8 mil famílias indígenas, indicadas pela Funai e Funasa, das quais cerca de 6 mil nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A representante do MDS Luana Arantes, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), destacou o caráter emergencial da Ação e a importância da participação dos parceiros para a operacionalização das atividades.

Além de contribuir com as discussões para potencializar a Ação de Distribuição de alimentos, Aniel Pripra, indígena da etnia Xokleng, demonstrou preocupação com a implantação de projetos das comunidades para implantação de atividades auto-sustentáveis, que retirem as famílias da situação de insegurança alimentar. Sobre este tema, Luana Arantes explicou que mais de 90% do orçamento de 700 milhões da SESAN é aplicado na promoção do desenvolvimento sustentável de povos e comunidades tradicionais.

Representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Fundação Palmares, da Secretaria da Promoção de Políticas da Igualdade Racial (Seppir), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Secretaria de Abastecimento de Curitiba, do Movimento dos Sem Terra (MST), do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) e do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) colaboraram com o debate. A Oficina Nacional da Ação será realizada em Brasília, nos dias 16 e 17 de novembro/09, com a participação de 20 delegados indicados ao final de cada regional.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.