De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

REPRESENTANTES DO CIMI DENUNCIAM DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DAS PCHS DE CASSOL NA RESERVA INDÍGENA TUPARI EM BRASÍLIA

13/03/2003

Fonte: Rondoniagora-Porto Velho-RO



Representantes do Conselho Missionário Indigenista (CIMI) estão em Brasília para apresentar o manifesto da tribo Tupari, tirado durante reunião no domingo na linha 47,5 em Alta Floresta do Oeste, às autoridades federais, denunciando a degradação ambiental, dizimação de índios e mortandade de peixes no Rio Branco, única via de transporte e de sustento da reserva dos silvícolas, patrocinada pela Pequena Central Hidrelétrica (PCH) da família Cassol. Três máquinas estão em funcionamento, inclusive desviando parte da bacia para o Rio Vermelho, garantindo o fluxo de água para outra PCH. O Ministério Público Federal tem um dossiê sobre o assunto, mas ainda não apresentou denúncia ao Poder Judiciário, embora já tenha havido três mortes de crianças indígenas e um agricultor foi eletrocutado. No próximo dia 18, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) inicia uma jornada de luta em Ji-Paraná, em local ainda indefinido, para tratar de várias questões, entre elas, a degradação da PCH do governador Ivo Narciso Cassol.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.