De Povos Indígenas no Brasil

News

Cinco aldeias indígenas vão ter acesso à internet no Amazonas

25/10/2009

Autor: Glauco Araújo

Fonte: G1 - http://g1.globo.com




Os índios de cinco aldeias do Amazonas começaram a ter acesso à internet no início deste mês. O investimento previsto é de R$ 800 mil e os primeiros centros a serem beneficiados ficam nas aldeias de Ponta Alegre, em Barreirinha (AM), Marajaí, em Alvarães (AM); Campo Alegre, em São Paulo de Olivença (AM), Belém do Solimões, em Tabatinga (AM) e Gapenú, em Autazes (AM).

Segundo a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) - criada em setembro deste ano -, o foco é atender cerca de 2,5 mil jovens indígenas. De acordo com o secretário Jecinaldo Barbosa Sateré, os espaços serão pólos de disseminação da cultura indígena. "Os jovens terão a oportunidade de acessar um computador e de receber a capacitação para o seu manuseio. Eles vão poder usar toda a tecnologia para adquirir e divulgar conhecimento."

A proposta também vai chegar a Manaus, em uma segunda etapa, onde a inclusão digital pretende otimizar o acesso à rede de energia elétrica para aldeias mais afastadas. "Nesta região, o projeto vai atender 30 povos na área urbana da capital amazonense, o que corresponderá a cerca de 20 mil indígenas."

Para implementar o acesso à internet, a Seind criou uma gerência específica para atender os índios urbanizados. "Não é só inclusão digital que os indígenas querem. Todos precisam de acesso ao saneamento básico, cuidados com a violência, atenção social, saúde e moradia", disse Sateré.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1350755-5598,00.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source