De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios são feridos a tiros no sul da Bahia

01/04/2003

Fonte: Site do PT-Brasília-DF



Dois índios pataxó hã-hã-hãe, um deles de apenas 15 anos, foram feridos a tiros sábado à noite na localidade de Mundo Novo, município de Pau-Brasil, na Bahia. Antônio Júlio Silva Neto, de 23 anos, e Jurandir Xavier de Oliveira, de 15 anos, dirigiam-se a uma festa de aniversário quando foram atacados no caminho pelo empregado do fazendeiro Jaime do Amor, conhecido como Juraci.

Depois de uma curta discussão, Juraci sacou um revólver calibre 38 e disparou vários tiros contra os índios. Os tiros acertaram pescoço, braços e pernas das vítimas.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a área onde aconteceu o atentado foi retomada pelos índios em 2002. Desde então, a terra tem sido fruto de várias ações judiciais impetradas pelo fazendeiro, que tenta recuperar a posse da terra.

De acordo com os indígenas, as inúmeras derrotas sofridas pelo fazendeiro na Justiça seriam os verdadeiro motivos do atentado. O clima na região é muito tenso. O advogado, Valdir Mesquita, acionou Polícia Federal para garantir a integridade física da comunidade.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.