De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

Índios levam tradições das tribos para o estádio de futebol

03/12/2009

Fonte: Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=96835




03 de dezembro de 2009

Fonte: TV Amazonas

MANAUS - Um campeonato com times que vêm de várias aldeias espalhadas pelo Amazonas. As etnias reúnem os melhores craques das tribos na primeira Copa Indígena de Futebol, que acontece em Manaus desde a última segunda-feira, dia 30 de novembro.

O som da flauta simboliza um pedido da moça mais bonita da tribo. A rainha dos Mura, Diane Campos, pede mais garra em campo.

À beira do gramado, letras de incentivo ao time. O ritual inclui o preparo do guaraná em pó, ralado ali, na hora. O fruto é energético e a bebida é dada aos jogadores.

Dentro de campo estão os melhores caçadores de dez etnias do Amazonas. Eles também são os craques das tribos.

Nas aldeias, o futebol é o esporte mais praticado. Só que em campos de terra batida, e com os pés descalços. Em Manaus, o futebol que vem das tribos ganha características profissionais.

O guerreiro Turi, que em Sateré-Mawé significa 'gavião', põe a chuteira, a caneleira, o meião e chega com pinturas no corpo, preparado para uma guerra.

O esporte reúne tradições, costumes alimentares e a força de um povo acostumado a viver sob a proteção natural da floresta. (RC)
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.