De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Administração da Funai nega encontro de corpo do Xavante

11/04/2003

Autor: (Marina Simon)

Fonte: Site da Funai



A Administração Executiva Regional (AER) da Funai, de Primavera do Leste, no Mato Grosso, negou que o corpo do Xavante Joaquim Maradezurro, desaparecido desde quarta-feira 2 de abril, tenha sido encontrado.

Em nota anterior, foi divulgado que o corpo do índio tinha sido achado por um sobrinho, conforme informação de um cacique que estava em Brasília. A situação de tensão na região entre os índios e os fazendeiros, está, a princípio, controlada, de acordo com o adminstrador da AER de Primavera do Leste, Edilson José Figueiredo.

Na terça-feira, 8 de abril, no estopim do conflito, os índios invadiram fazendas na fronteira entre Primavera e a Terra Indígena Sangradouro/Volta Grande, fazendo alguns reféns. As fazendas já foram desocupadas e os reféns liberados. Os fazendeiros afirmaram que os índios confiscaram alguns de seus bens. A AER declarou ter interceptado três tratores.

Policiais Federais e Militares estão agora no local e a situação está mais calma. O filho do Xavante desaparecido, professor Osvaldo Maradezurro, também está ajudando a conter o conflito.

Segundo Figueiredo, amanhã a AER terá uma reunião com os caciques das aldeias Xavante da TI e fará uma verificação em loco.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.