De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Criança indígena morre com suspeita de desnutrição em aldeia

19/12/2009

Autor: João Prestes

Fonte: Midiamax - http://www.midiamax.com/view.php?mat_id=669657



A menina Tatirrara, de dois anos de idade, morreu ontem na localidade chamada Jaguá Ambá Cué, em Amambai, com suspeitas de desnutrição. A criança sofria de diarréia e vômitos há 15 dias, disseram os pais Jaeson Batista e Marcelina Rodrigues, e não teria recebido atendimento médico. A criança estava com a família na fazenda Maria Auxiliadora, que um grupo de índios ocupa há alguns dias, alegando se tratar de terras dos ancestrais.

Os pais dizem que além de febre e vômito, a menina tinha a garganta inflamada. Como estão em uma área particular, os indígenas dizem que não recebem atendimento da Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Chegaram a apelar para o MPF (Ministério Público Federal), alegando o alto índice de doentes, mas a resposta foi negativa. Nem a Funasa nem a Funai (Fundação Nacional do Índio) podem entrar na área para assistir aos índios.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.