De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Aldeia Produtiva conta com recursos de R$ 604,9 mil e beneficia indígenas de Dourados

20/01/2010

Autor: Rachid Waqued

Fonte: Pantanal News - http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=45973




Campo Grande (MS) - Reafirmando o seu compromisso com as comunidades indígenas, o governo do Estado, por meio do Programa Aldeia Produtiva está fortalecendo a produção sustentável das aldeias para garantir a geração de renda e o bem-estar social das famílias. No município de Dourados, o programa leva benefícios diretos a 2940 famílias das etnias Guarani/Kaiowá pertencentes às aldeias Bororó, Jaguapiru e Panambizinho. Todas as ações realizadas no município, pelo programa, contam com investimentos na ordem de R$ 604.926,32.

As aldeias já contam com duas patrulhas mecanizadas, repassadas pelo governo do Estado à prefeitura de Dourados para assistência às famílias indígenas. Além das patrulhas foram distribuídos também aos indígenas do município, óleo diesel e kits de hortas, pomares e sementes, que, antes do plantio, passaram por inspeção de técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

Os pomares e as sementes de milho, arroz e milho safrinha já foram plantados e as hortas estão em fase de implantação. Os indígenas contam com assistência técnica em todas as etapas do processo e este ano participarão inclusive de cursos de capacitação sobre diversos temas ligados ao sistema produtivo.

Além da assistência técnica, a equipe da Agraer realiza também, avaliações periódicas das ações com o objetivo de diagnosticar possíveis falhas e realizar as correções necessárias. O diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, avalia o programa como uma oportunidade efetiva de inserir os indígenas no processo produtivo. "O programa cria condições para que as famílias indígenas produzam alimentos que serão utilizados tanto para subsistência como para geração de renda, com a comercialização do excedente", destaca.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.