De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Comunidades indígenas recebem visitas de técnicos do Projeto AnnaEeseru

01/03/2010

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=81105



A Prefeitura de Boa Vista inicia este mês visitas às comunidades indígenas interessadas em fazer parte das atividades do projeto Anna'Eese'ru, que significa Nossa Arte Macuxi. Serão atendidas as comunidades Darora e Lago Grande.

Segundo Adriana Souza Cruz, coordenadora do Anna'Eese'ru, as visitas às comunidades servem para verificar o interesse dos artesão locais e os trabalhos que já são desenvolvidos.

"A nossa idéia é expandir para essas duas comunidades as atividades do projeto. Escolhemos essas localidades por já trabalharem com artesanato, principalmente o trançado com palha", conta Adriana.

Atualmente, o Anna'Eese'ru atende a 30 pessoas da comunidade de Vista Alegre, sendo 26 mulheres e 4 homens. Para ajudar na fabricação dos produtos, a Prefeitura realiza semanalmente visitas técnicas ao local. A equipe orienta sobre a melhoria da produção, formação de preço, cálculo de gastos e auxilia na comercialização das peças no mercado boa-vistense.

O artesanato produzido na comunidade é comercializado no box 12 do Centro de Artesanato Adolpho Brasil Filho, localizado na Orla Taumanan. As pessoas interessadas em adquirir alguma peça podem ir ao local de terça a domingo, das 16h às 21h.

Todos os produtos fabricados pelos integrantes do projeto estão sendo vendidos no box 12 com preços que variam de R$ 3,00 a R$ 70,00. Entre as peças que podem ser encontradas estão produtos de cestaria, porta-panela, chapéu de palha, colares, pulseiras e brincos feitos de fibras e corantes naturais como palha crua e fibra de buriti cozida.

Os artesãos também fornecem as roupas e adornos das apresentações do Coral Cantos da Terra, formado por indígenas de quatro comunidades, também desenvolvido pela Prefeitura.

O objetivo do projeto é incentivar o desenvolvimento sustentável da prática artesanal nas comunidades indígenas de Boa Vista, preservando as tradições culturais e gerando renda para as famílias de artesãos.

O projeto é uma iniciativa do gabinete da vice-prefeita Suely Campos e esta sendo desenvolvido com apoio de técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SMDS).
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.