De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Educação: exemplo para toda a comunidade

04/03/2010

Fonte: Funai - http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/1_semestre_2010/marco/un2010_03.html



Graduação, mestrado e doutorado, entre outras especializações. Esse é o caminho a seguir para aqueles que desejam trilhar a carreira acadêmica. E foi dessa forma que o indígena Aisanain Páltu Kamaiwrá, da região do Alto Xingú/MT, formou-se na área da linguística, com o objetivo de manter vivas a língua e a tradição do seu povo, colaborando para a educação da comunidade indígena.

Páltu cursou Ciências Sociais na Univiersidade do Estado do Mato Grosso e, na Universidade de Brasília, o mestrado em linguística, concluido em 2009. Em 2010 iniciou o doutorado, para aprofundar o conhecimento científico, analisando o discurso do cacique Kamaiurá.

O universo das letras começou, para Paltú, de 38 anos, com o curso de magistério. A partir daí, atuou na formação da escola de sua comunidade, foi professor de português e diretor, para cerca de 400 alunos. "Meu objetivo é ensinar o meu povo a escrever a nossa língua. Mantendo viva a nossa língua, manteremos viva também a nossa história", explica.

O trabalho feito durante os quatro anos de estudo e aperfeiçoado agora no doutorado, foi o de indentificar o tronco linguístico e registrar os signos, para então pesquisar uma forma de colocá-lo em prática. É de exemplos como esse que a comunidade brasileira precisa.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.