De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Roraima sedia amanhã lançamento da campanha nacional de vacinação indígena

10/03/2010

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=81747



O lançamento da Estratégia Nacional de Vacinação dos Povos Indígenas contra o vírus Influenza (H1N1) acontecerá amanhã, na Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai), localizada na colônia de Monte Cristo. A abertura da solenidade está prevista para as 9h.

Durante o evento, cerca de 400 indígenas em trajes típicos e pertencentes às dez etnias existentes no Estado - dentre as quais Yanomami, Taurepang, Way-way, Macuxi, Xiriana, Xirixana, Ye´kuana - serão imunizados nas três tendas reservadas para o evento. Somente os Yanomami somam 18 mil indígenas em Roraima.

Além do presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Fortes, profissionais do Ministério da Saúde do Brasil e do Canadá, que estão em Roraima desde ontem, têm presença confirmada. Os indígenas homenagearão as autoridades com a Parixara, dança secular dos macuxi.

Por telefone, o presidente da Funasa disse à Folha que Roraima foi escolhido para sediar o lançamento da campanha pela questão emblemática da comunidade indígena no Estado e por 10% da população de índios do país estarem em área roraimense.

"Esperamos alcançar o objetivo máximo, que é o de atender 100% das comunidades indígenas. Temos logística e estamos aptos para vacinação. Já erradicamos a tuberculose em áreas indígenas e agora estaremos imunizando as populações", destacou Fortes.

A vacinação, nesta primeira fase que vai de 8 a 19 de março, abrangerá grupos prioritários como a população indígena, trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia. No total, 7.976 agentes de saúde indígena e agentes indígenas de saneamento da Funasa estarão envolvidos na campanha que pretende atingir os 567.347 mil indígenas aldeados do país. Algumas equipes já estão em área no Estado.

O diretor de saúde indígena da Funasa, Wanderley Guenka, destacou a importância da vacinação na população indígena, que são mais vulneráveis a doenças do que os não-índios. Além disso, a ação reforça ainda mais a valorização que o governo brasileiro tem dado aos indígenas.

"Nós esperamos que em cerca de 40 dias possamos concluir a vacinação em toda a população indígena. A vacina é a principal ferramenta de proteção. Logicamente que nós estamos aumentando a vigilância, o monitoramente das síndromes gripais agudas que pode ser H1N1, mas a vacina que é a proteção eficaz contra a doença", disse Guenka. (V.L.)
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source