De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Estação Cabo Branco abre exposição sobre acervo indígena na Paraíba

24/03/2010

Fonte: Paraiba.com.br - http://www.paraiba.com.br



"Ipuarana - Um museu, uma história". Este é o tema da exposição que vai ser aberta nesta quinta-feira (25), no 2 pavimento da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Arte. A solenidade de abertura da exposição acontece a partir das 17 horas. A realização é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e do Museu do Índio de Ipuarana, do município de Lagoa Seca. As peças ficarão expostas ao público até o próximo dia 02 de maio. A entrada é franca.
O Museu de Ipuarana é o mais importante detentor de acervo indígena na Paraíba, com uma enorme quantidade de peças museográficas que abordam as missões dos Frades Franciscanos nas tribos indígenas Mundurucus, Pataxós e Tyriós. O acerco é composto por indumentárias, objetos de culto, resquícios arquelógicos, instrumentos musicais e armas.

Núcleos - A exposição disponibiliza ainda acervos de outras tribos locais, abrindo as discussões sobre a questão étnica. A mostra consta de três núcleos: "Sobrevivência e defesa dos povos indígenas"; onde fazem parte instrumentos de caça e pesca; canoa, remos, arcos e flechas, peles de animais e ossadas; "Cotidiano" revela os objetos produzidos pelos índios como cestarias em palhas, cerâmicas, roupas, entre outras indumentárias dos Mundurucus, Pataxós, Tyrióis e acervos de comunidades locais das regiões do Brejo e Cariri paraibano; "Inculturação" são objetos de cultos e festas, colares, cocares, flautas, chocalhos, urnas funerárias e armas.

O visitante poderá conhecer brinquedos e livros traduzidos pelos padres alemães sobre as lendas e cultos dos povos indígenas. No local também está reservado um espaço para "contação" de lendas indígenas que o público poderá interagir.

A curadora geral da Estação Cabo Branco, Lúcia França, destaca a importância da realização da Exposição. " Além de agregar valor histórico, científico e de resgate identitário, colabora com o Convento Santo Antonio. O Museu de Ipuarana estava fechado por falta de condições da Ordem Franciscana em mantê-lo aberto a visitação pública. Desta forma dá a oportunidade ao público visitante conhecer mais sobre a cultura de um povo que faz parte da história de nosso País", destacou.

http://www.paraiba.com.br/117807/cidades/estacao-cabo-branco-abre-exposicao-sobre-acervo-indigena-na-paraiba.htm
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.