De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Jovem Indígena Pataxó Hã-Hã-Hãe participa de Consulta na OEA

23/06/2010

Fonte: Cimi - http://www.cimi.org.br/



Patrícia Moraes Pataxó, indígena do Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, estudante do curso de Direito na UFBA (Universidade Federal da Bahia), embarcou no dia 21 de junho para Washington (USA) onde, de 22 a 25 de junho, representa o movimento indígena brasileiro em evento de consulta da Organização dos Estados Americanos.

A indicação de Patrícia para essa representação foi feita pela Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME) durante a última reunião da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) no início deste mês, e aprovada pelas demais organizações indígenas.

O evento é uma consulta da OEA sobre a participação indígena na Organização. Durante o evento, estarão também presentes os relatores da organização para direitos humanos, direitos indígenas - entre outros - para os quais Patrícia leva relatos dos descumprimentos desses direitos no Brasil, como nos casos dos Tupinambá da Bahia, Guarani de Mato Grosso do Sul, e diversos casos graves.

Patrícia, vem acompanhando as questões das violências cometidas contra seu povo e, mais recentemente, tem dado todo suporte à comunidade de Serra do Padeiro no município de Buerarema. Ela acompanha desde o início todo o processo de criminalização das lideranças daquela comunidade. Este e diversos casos de violação de direitos deste povo serão relatados pela jovem indígena no evento.

http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=4755&eid=342
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.