De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Justiça mantém estudo sobre terra indígena

23/07/2010

Autor: Marcelo Eduardo

Fonte: Capital News - http://www.capitalnews.com.br/




Mais um pedido de anulação de termo de ajustamento de conduta (TAC) sobre estudos antropológicos visando a demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul é negado pela Justiça Federal.

Conforme a Procuradoria da República de Mato Grosso do Sul, a Justiça de Dourados atendeu ao Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul (MPF-MS) e negou pedido do município de Rio Brilhante (MS) para anular acordo celebrado entre a instituição e a Fundação Nacional do Índio (Funai), em novembro de 2007.

O TAC determina a realização de estudos antropológicos em 26 municípios da região sul do estado, para posterior demarcação de territórios de tradicional ocupação indígena. Para o MPF, os estudos e o próprio TAC não podem ser anulados, pois derivam de determinações da Constituição Federal.

Segundo a Procuradoria, ao fundamentar sua decisão, o juiz salienta que o acordo firmado entre o MPF e a Funai tem "como propósito o cumprimento do artigo n 231 da Constituição, que reconhece os direitos dos índios sobre as terras tradicionalmente ocupadas e determina que a União é responsável pela demarcação. Portanto, 'não cabe ao município participação na elaboração do compromisso firmado entre MPF e Funai'".

Ele citou o julgamento da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, em que o STF decidiu que a posse tradicional da terra "não se perde onde, ao tempo da promulgação da lei maior de 1988, a reocupação (da terra indígena) apenas não ocorreu por efeito de renitente esbulho por parte de não índios".

A referência processual na Justiça Federal de Dourados é 0002533.65.2008.403.6003.

http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=96644&ed=Justi%C3%A7a&cat=Not%C3%ADcias
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.