De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios libertam funcionários de hidrelétrica

27/07/2010

Fonte: Globo Rural - http://globoruraltv.globo.com/



Depois de muita negociação, os índios que invadiram as obras da usina hidrelétrica de Dardanelos, no noroeste de Mato Grosso, decidiram libertar os funcionários que eram mantidos como reféns. Durante a tarde, uma reunião com representantes das tribos, empresa e Funai estabeleceu metas para um acordo.

As negociações entre índios das etnias arara e cinta larga com Funai e representantes da empresa Águas da Pedra avançaram.

Os índios oficializaram por escrito a lista de pedidos: querem dez milhões de reais de indenizações por supostos prejuízos ambientais e sociais por causa das obras da usina hidrelétrica em Dardanelos, em Aripuanã, no noroeste do estado.

A empresa está analisando este pedido. Os índios aguardam a resposta dentro do canteiro de obras que foi ocupado no domingo pela manhã, por trezentos guerreiros.

Se não houver um acordo, os guerreiros ameaçam incendiar e destruir a usina. Foi fixado um prazo até as seis horas da tarde desta terça-feira.

O procurador da República, Mario Lúcio Avelar, disse que os estudos de impacto ambiental e social foram incompletos e por isso ele chegou a entrar com uma ação na Justiça para embargar as obras, mas o pedido não foi aceito.

Agora ele disse que resta uma saída. Índios e empresários fecharem um acordo para as compensações financeiras.

VÍDEO: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1307664-7823-MT+INDIOS+LIBERTAM+FUNCIONARIOS+DE+HIDRELETRICA+QUE+ERAM+MANTIDOS+REFENS,00.html

http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTO0-4370-341754,00.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.