De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Crianças e adolescentes indígenas são temas de oficina com povos do Mato Grosso e Tocantins

09/08/2010

Fonte: CIMI - http://www.cimi.org.br



Teve início nesta segunda-feira, 9, a segunda Oficina Regional sobre Direitos e Políticas para Crianças e Adolescentes Indígenas, em Cuiabá, com povos dos estados de Mato Grosso e Tocantins.

O evento reúne, até quarta-feira , 11 de agosto, 40 lideranças e jovens indígenas com o objetivo de discutir as problemáticas que atingem suas crianças e adolescentes, assim como elaborar propostas que envolvam conjuntamente comunidades e poder público a fim de garantir a melhoria da qualidade de vida deste segmento.

A oficina é parte do projeto "Formulação de políticas para crianças e adolescentes indígenas e capacitação dos operadores do Sistema de Garantia de Direitos", uma parceria entre o Centro Indígena de Estudos e Pesquisas (Cinep), a Secretaria de Direitos Humanos (SDH/PR) e o Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Conanda).

No ano em que se comemora os 20 anos de promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), o olhar sobre os direitos de crianças e adolescentes é, por meio deste projeto, ampliado com o objetivo de contemplar especificidades culturais dos povos indígenas. Uma demanda apresentada durante a primeira oficina regional realizada com os povos do Sul e Sudeste, em Curitiba no mês de junho, foi a exigência de maior conhecimento das realidades indígenas por parte dos conselheiros tutelares atuantes nos municípios com presença de povos indígenas. Interpretações divergentes entre os conhecimentos tradicionais dos povos e o que determina o ECA tem gerado conflitos entre estes agentes e muitas comunidades em diversas regiões.

Já ocorreram duas ações da parceria entre Cinep, SDH e Conanda. A primeira em maio, quando foi realizado em Brasília o I Seminário Nacional sobre Direitos e Políticas para Crianças e Adolescentes Indígenas; e a segunda em junho com a primeira oficina regional em Curitiba. Até outubro deste ano, serão realizadas mais três etapas regionais nas regiões Norte, Nordeste e no Mato Grosso do Sul. Como resultado das oficinas serão elaboradas diretrizes e propostas para compor o Plano Decenal dos Direitos das Crianças e Adolescentes que contemplem especificidades dos povos indígenas. O Plano será adotado pelo Estado brasileiro no próximo decênio.

Nesta segunda etapa regional estão presentes participantes dos povos Xerente, Paresi, Karajá, Javaé, Rikbatsa, Chiquitano, Umutina, Guató, Kayapó, Bakairi e Xavante. A organização conta com o apoio da Organização dos professores Indígenas do Mato Grosso (Oprimt).

Serviço:

Oficina regional do Centro-Oeste sobre Direitos e Políticas para Crianças e Adolescentes Indígenas

Data: 9 a 11 de agosto

Horário: das 9 às 18h

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso, Cuiabá, MT.

Informações:

Clarissa Tavares - Assessora de comunicação - (61) 8221.0862

Vilmar Moura Guarany - Coordenador - (61) 8490.9387

Walisson Araújo - Coordenador Geral do Sistema de Garantia dos Direitos da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SDH - (61) 2025.3961

http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=4860&eid=257
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.